QUE RUMO TOMARÁ A EDUCAÇÃO

Olá preciosos leitores do blog neste post iremos falar um pouco da nossa Educação. E não é da educação dos bons costumes, das boas maneiras e tal, quero falar da educação formal!
Essa educação que é função do Governo, seja em que esfera do poder for, e não da família. Porque há uma distinção grande entre as duas, sendo que prefiro chamar a primeira de Instrução, isso mesmo, a tarefa dos professores, no meu ponto de vista, é instruir os alunos na matéria que é de seu domínio.
Mas, vamos direto ao ponto, momento em que serei xingado! Durante as campanhas políticas, vimos a Dilma falar muito do ProUni, que ele era um programa maravilhoso ,e coisa e tal. OK, concordo, a ideia é ótima, mas acho que a execução não foi boa, investiram no lugar errado!
Do meu ponto de vista, acho que o incentivo deveria ter sido maior para as licenciaturas e pedagogias, que são justamente os cursos que formam professores. O Brasil possui um déficit de professores imenso para o ensino médio e fundamental, não apenas na rede pública! Em 2008, esse défiicit era de 246 mil professoes, segundo dados da CAPES. Tudo bem, muitos vão me dizer que o salário não é atrativo, concordo plenamente com isso!
Uma coisa que acontece com certa frequência no Brasil, é o jovem não ter tempo, na maioria dos casos por ter de trabalhar, para estudar e conseguir uma profissão melhor. Muitos desanimam de fazer a faculdade pelo tempo que demora, esquecendo-se dos cursos técnicos que duram entre 18 e 24 meses. Uma rota rápida para conseguir uma qualificação, e que são profissionais bastante requisitados, muito mais profissionais técnicos que profissionais com curso superior.
Espero, de verdade, que a presidente Dilma, cumpra com as suas promessas de investir na formação técnica e no ensino básico, porque só assim o Brasil conseguirá vencer as suas mazelas!

Nenhum comentário: