Em nota, governo Roseana reafirma que culpa por má qualidade da educação é dos professores

270px-RoseanaSarneyMurad


A Secretária Adjunta de Comunicação do Governo do Estado, Carla Georgina da Silva enviou uma  nota em resposta a matéria publicada ontem no Blog do Noblat, do Jornal O Globo.
A matéria mostra um vídeo no qual a governadora Roseana Sarney (PMDB) discute com um aluno do município de Governador Edison Lobão sobre a qualidade da educação no estado. Acuada com a cobrança feita pelo aluno, a governadora responsabilizou os professores pela má qualidade do ensino da Rede Pública Estadual
Segundo a nota encaminhada pelo governo do Maranhão ao jornal O Globo, os professores , em greve há quase um mês,  são responsáveis pelo não encaminhamento do Estatuto do Magistério à Assembleia Legislativa do Maranhão: “Foi o Sindicato (dos professores)  que solicitou uma revisão na planilha salarial e, por isso, o Estatuto ainda não foi encaminhado à Assembleia Legislativa do Maranhão”, diz a nota.
Curiosamente, a nota do governo diz que a discussão da governadora com o aluno da rede estadual foi apenas  um “ato administrativo” e que a repercussão negativa da declaração de Roseana seria resultado da ação de adversários políticos que teriam antecipado o debate eleitoral.
Leia a Nota do Governo do Estado na íntegra:
“Sobre o ocorrido durante o Governo Itinerante hoje, no município de Governador Edison Lobão, a Governadora Roseana Sarney disse que o empenho do Governo do Maranhão tem sido fundamental para fazer com que os professores participem diretamente das decisões que visam melhorar o salário e as condições de trabalho da categoria e, por isso, a greve está chegando ao fim.
A Governadora lembra que o Maranhão é o estado que tem um dos maiores salários de professores no Brasil. A manifestação do estudante, durante o Itinerante no interior do estado, não se trata de discussão ou bate boca, mas sim da demonstração de que há voz e espaço para todos durante os encontros com a Governadora.
A nova proposta do Estatuto dos Professores, que está em análise, teve a elaboração do Governo do Maranhão juntamente com o Sindicato dos Professores. O próprio Sinproessema verificou o Estatuto, ponto a ponto, podendo confirmar que ele significa o maior ganho da categoria nas últimas décadas em termos salariais e de promoção Foi o Sindicato que solicitou uma revisão na planilha salarial e, por isso, o Estatuto ainda não foi encaminhado à Assembleia Legislativa do Maranhão.
O que se espera é que haja, por parte de todos, e principalmente por parte dos estudantes, o reconhecimento pelo esforço para oferecer um ensino com mais qualidade nas salas de aula do Maranhão.
Por fim, é preciso dizer que, como no Brasil todo, também no Maranhão o debate sobre as futuras eleições, embora tão longe, começou e isso vem transformando atos administrativos como a visita da governadora ao interior do Estado, em ações políticas de adversários.
Tendo isso esclarecido, respeitosamente informamos que o Blog do Noblat é um veículo cuja credibilidade é inquestionável no Maranhão, e estamos certos de que o seu olhar atento sobre os fatos resguardará o valor deste canal.”
Carla Georgina da Silva – Secretária Adjunta de Comunicação do Estado

Nenhum comentário: