Do Maranhão para o Projac: conheça a história do ator maranhense Ailton Uchoa que atua em novelas da Globo.

Reportagem Blog São Mateus em off


O jovem Ailton Almeida Uchoa, maranhense, natural de Vargem Grande, decidiu sair do maranhão no ano de 1999 e partiu para o Rio de Janeiro, no coração, carregava um desejo de conquistar a vida profissional sendo ator global, mesmo nunca ter atuado em nenhuma peça teatral e poder com os frutos do seu trabalho ajudar os pais que deixara no Maranhão trabalhando de roça, na capital carioca, Ailton, como muitos que deixam sua terra por dias melhores, sofreu descriminação e passou pelo pior momento de sua vida quando teve que morar na rua.

Hoje, reencontrou o caminho da felicidade e faz parte do elenco da Globo, tendo atuado na figuração de diversas novelas, atualmente está atuando na mais nova novela “Além do horizonte”.

Este blogueiro teve a oportunidade de conversar com Ailton, a quem concedeu um entrevista seguida de uma longa conversa. Ailton está se preparando para vim ao Maranhão no começo do ano que vem visitar sua família, e como não poderia deixar de aproveitar a oportunidade, o convidei a vim a São Mateus do Maranhão dá uma palestra motivacional a toda a população e principalmente aos jovens, de pronto Ailton aceitou e tão logo seja confirmado a data, divulgaremos aqui.

Abaixo segue a entrevista:

Blog SÃO MATEUS EM OFF: Quem é o Ailton Alemeida Uchoa?
Ailton Uchoa: Sou um maranhense que saiu a treze anos atrás de Vargem Grande e veio tentar a vida aqui na cidade maravilhosa, aqui eu casei, tenho dois filhos, faço figuração em elenco nas novelas: Flor do Caribe, Amor à vida, Jóia rara e a mais nova Além do Horizonte, participei do programa Pé na cova, faço participações no dominical Esquenta, hoje sou feliz, faço teatro, comercial e todas estas figurações na Globo.

Blog SÃO MATEUS EM OFF: Quem são seus pais?
Ailton Uchoa: Na vida agente tem algumas perdas e em meio a estas, perdi meu pai o Sr. Luis da Silva Uchoa este ano, ele faleceu no mês de fevereiro e agora só tenho mãe a Sra. Raimunda Almeida Uchoa, que eu amo muito.

Blog SÃO MATEUS EM OFF: Como que é fazer parte do elenco de figuração das novelas da Rede Globo?
Ailton Uchoa: Para entrar no PROJAC tive que fazer testes por meio de agência, é muito difícil, porque depende de cada cena de acordo com o que eles pedem, para cada cena há de fazer teste, por exemplo fiz teste do casamento da Márcia na novela Amor à vida, passei e atuei como noivo de outra noiva, na imagem abaixo apareço em uma cena conversando com a senhora de camiseta vermelha na novela Além do Horizonte que foi ao AR dias atrás:


Blog SÃO MATEUS EM OFF: Como foi pra você sair aqui do Maranhão e ir para o Rio de Janeiro e chegar ao patamar de sucesso em que está hoje? Qual foi o momento mais difícil para você aí?
Ailton Uchoa: Foi muito difícil, ninguém acreditava em mim eu estava só. Distante dos pais, de casa, sem trabalho e sem dinheiro, passei fome e tive que morar na rua, esse foi o momento mais doloroso da minha vida. A essa altura eu ainda não era casado, perdi tudo até que um dia encontrei um amigo que se chama Jesus Cristo, Ele me deu tudo de volta: família, emprego, trabalho e até o meu sonho que foi enterrado, Jesus desenterrou e hoje eu sou ator, orgulho para toda a minha família e exemplo para muitos que não conseguiram chegar onde eu cheguei, sendo hoje ator figurinista.

Blog SÃO MATEUS EM OFF: Aqui no Maranhão tem muitos jovens que pensam um dia atuarem em elencos de renome assim como você. Qual a mensagem que tu deixa para eles?
Ailton Uchoa: Primeiro se deve colocar Jesus em toda ocasião, acreditar que toda palavra que sai da nossa boca tem poder, quando eu era criança fala sempre pra minha vó que um dia estaria na Globo, olha onde estou hoje, isso devo tudo a DEUS, foi ele que me colocou no Projac, sou de uma família humilde batalhei, sofri, passei momentos difíceis, mas aprendi com DEUS, para os jovens que querem ser alguém na vida lute, tenham força, aqui eu ajudei muitas pessoas, mas nos momentos difíceis viraram as costas quanto precisei, mais resistir e venci. Então você jovem, siga estas três palavras que deixo: creia, batalhe e vença!

Abaixo segue mais imagens do trabalho de Ailton Uchoa:
Ailton Uchoa ao lado de Mateus Solano que interpreta o "Félix" em Amor à Vida

Ailton em um dos cenários da novela Amor à Vida

Ailton ao lado do ator Domingos Montagner durante gravações no Pojac

Nenhum comentário: