Flávio Dino anuncia ampliação salarial aos agentes de saúde no Maranhão

POR DOMINGOS COSTA

 
          Governador Flávio Dino ao lado de mais de cinco mil agentes de saúde, ao anunciar ampliação    salarial e participar do Seminário de Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias.


Com o tema “Fortalecendo a integração das ações de Atenção Primária e Vigilância em Saúde”, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou nesta quarta-feira (15), o I Seminário Estadual de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), e Agentes de Combate às Endemias (ACE), no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
 A iniciativa inédita faz parte das metas do governo Flávio Dino para fortalecer a integração das categorias com as Políticas de Atenção Primária e Vigilância em Saúde. O Seminário reuniu mais de cinco mil profissionais de todo o Estado para discutir a importância estratégica dos agentes comunitários (ACS) e de endemias (ACE) para a proteção da vida, função ressaltada pelo secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco. No evento, o governador Flávio Dino anunciou a ampliação do salário dos agentes de saúde, que acontecerá progressivamente ao longo dos quatro anos de governo.

                                   Governador Flávio Dino durante a abertura do evento

Visitas às casas, cuidado com as famílias dos municípios e atendimento primário são algumas das principais funções dos agentes de saúde comunitária. Para valorizá-los e promover mais qualidade no atendimento à população, Dino garantiu que o Estado vai contribuir para a ampliação salarial da categoria. “Pela primeira vez na história do Maranhão o Estado vai ajudar a financiar essa política de ampliação salarial dos agentes de Saúde. Agora vocês são vistos e valorizados pelo Governo do Estado”, anunciou o governador.

O Executivo Estadual tem trabalhado para ampliar o investimento em medidas de prevenção de doenças e, dentre elas, estão incluídas ações como a valorização dos profissionais que visitam os lares e cuidam das famílias maranhenses. “Vocês representam a força do Estado em seus municípios e em cada lar. São vocês que assistem às pessoas e que executam ações de prevenções para cuidar da saúde e bem-estar da população”, disse o secretário estadual de Saúde, Marcos Pacheco, aos agentes presentes no encontro.

Nenhum comentário: