CADASTRO BIOMÉTRICO


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está fazendo o recadastramento de eleitores em alguns poucos municípios do Brasil a fim de, nas próximas eleições, testar urnas eletrônicas com identificação biométrica (uso do dedão). A iniciativa tem a finalidade de evitar fraudes, uma vez que o eleitor será identificado através de suas digitais e não mais pelo título de eleitor. Além do cidadão ser obrigado a votar, da limitação de formas de voto (a tecla de anular voto não consta na urna) o TSE quer fazer este cadastro contra fraude sem sequer comentar das possibilidades de fraude no brinquedo eleitoral. No ano passado foi feito um concurso para hackers, com a intenção de mostrar a inviolabilidade das mesmas, ouví falar do "concurso' mas, sinceramente não soube do resultado ou mesmo se teve o tal concurso. No título de eleitor, todos sabemos, não consta fotografia mas, se podemos apresentar um documento que contenha a foto qual o empecilho em deixar do jeito que está? A possível falsificação do documento é o problema? Será que é isto? Não sei não....
Convenhamos, o orgão eleitoral desconfia dos eleitores mas não reconhece possíveis problemas em seus brinquedos.
A identificação biométrica será feita através das digitais do eleitor. É por este motivo que estas urnas estarão em testes, em alguns municípios, na eleição no final deste ano. O objetivo é "levar" a população votante destes municípios até o cartório eleitoral para deixar suas digitais na maquininha; se funcionar a contento deverá ser levado ao restante do país. Segundo site do TSE, cada máquina custou US$890,00 e cabe salientar que foram adquiridas 25 mil destas urnas. Façam as contas e descubram como testes governamentais são sempre dispendiosos.
Bem, deixando de lado as urnas e as impressões digitais, mas permanecendo no assunto, quero dizer que possuo a mesma cédula de identidade desde 1999 e não pretendo fazer outra. Acho que milhares de pessoas estão nesta mesma situação e acredito que muitas secretarias de segurança pública, orgãos responsáveis pela emissão de documentos de identidade, não tenham cadastros digitalizados. Aí me pergunto: afinal, o quê eles pretendem com isto.

Nenhum comentário: