FARMÁCIAS DE PEDREIRAS VENDEM REMÉDIOS SEM RECEITA


Da dor de garganta a assadura em bebês, muitos são os tratamentos à base de antibióticos. Mas apesar de comuns, a compra desses medicamentos passou a ser mais rígida. As farmácias e drogarias só poderão vender antibióticos a pacientes que apresentarem receita de controle especial em duas vias. A primeira via fica retida na farmácia e a segunda recebe carimbo para comprovar o atendimento.
Em vigor desde o ano passado a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), obriga a apresentação e retenção da receita médica na compra de antibióticos em farmácias de todo o país. Mas, em Pedreiras, o blog percorreu vários estabelecimentos e verificou que em mais da metade a norma ainda não começou a ser cumprida. Sete das dez drogarias visitadas trabalhavam de forma irregular. A reportagem comprou o antibiótico Amoxilina sem prescrição médica com a maior facilidade. Outro problema verificado foi a falta de farmacêuticos nas unidades.
A receita passa a ter prazo de validade de dez dias e deve conter uma série de itens obrigatórios, tais como nome completo do paciente, dados do médico e informações detalhadas sobre o remédio receitado. O blog também constatou que apesar se ser uma medida de segurança e que resguarda a vida e saúde de pacientes, ela agrada apenas uma minoria ou seja, a grande maioria da população acha terrível ter quer apresentar receitas.

Nenhum comentário: