A ORÍGEM DO CARNAVAL

MUITOS PENSAM QUE O CARNAVAL FOI CRIADO NO BRASIL. ESTE É UM ENGANO MAIOR DO QUE A GRANDEZA DESTA FESTA MARAVILHOSA E MULTICULTURAL.


A exata origem do Carnaval é desconhecida. E existem dúvidas sobre os seus precursores e sua chegada ao Brasil.A história trabalha com fatos, acontecimentos,escritos, ou seja não existe uma exatidão precisa acerca do fato. Alguns estudiosos afirmam que a comemoração do Carnaval tem suas raízes em alguma festa primitiva, de caráter orgíaco, realizada em honra ao ressurgimento da primavera. De fato, em certos rituais agrários da Antiguidade, 10 mil anos A.C., homens e mulheres pintavam seus rostos e corpos, deixando-se levar pela dança, pela festa e pela embriaguez,características iguaizinhas as de nosso atual Carnaval.Assim como a origem do Carnaval, as raízes do termo também têm se constituído em objeto de discussão. Para uns, o vocábulo advém da expressão latina "carrum novalis" (carro naval), uma espécie de carro alegórico em forma de barco, com o qual os romanos inauguravam suas comemorações. Apesar de ser foneticamente aceitável, a expressão é refutada por diversos pesquisadores, sob a alegação de que esta não possui fundamento histórico.
Para outros, a palavra seria derivada da expressão do latim "carnem levare", modificada depois para "carne, vale !" (adeus, carne!), palavra originada entre os séculos XI e XII que designava a quarta-feira de cinzas e anunciava a supressão da carne devido à Quaresma. Provavelmente vem também daí a denominação "Dias Gordos", onde a ordem é transgredida e os abusos tolerados, em contraposição ao jejum e à abstenção total do período vindouro. Sendo a origem do Carnaval um elo perdido ou não, nos resta apenas enaltecer aos sublimes criadores desta festa, seja lá quem forem, e como não sabemos exatamente quem são, cada salto, grito,dança, seja um agradecimento aos idealizadores desta festa.

Nenhum comentário: