A probabilidade de um raio cair duas vezes no mesmo lugar, desde que tenha mais de 200 mil habitantes é cada vez maior no Brasil.
A principal causa é a urbanização, ou seja quanto mais construçôes mais riscos de descargas. Estudo ainda inédito do Grupo de Descargas Atmosféricas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) revela que, entre 2009 e 2010, cresceu 11% a incidência de raios sobre o solo das áreas mais populosas.
A pesquisa se deu com os raios registrados em 3.181 municípios e identificou o aumento entre as 92 cidades com mais de 200 mil habitantes. A comparação é feita com o período 2008 a2010.
A rede de monitoramento não cobre todo o território do país, apenas áreas do Sul, Sudeste e Centro Oeste. De 2000 a 2010, mais de 900 pessoas morreram em decorrências de raios em todo o País.
Trazendo o problema para o Maranhão,São Luis, Imperatriz, Caxias e Timon por conta da proximidade com Teresina são as que mais registram mortes por descargas de raios.Nossa querida Pedreiras tem um elevado nível de descargas, o fato positivo é que os raios não caem na área urbana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário