ECREVÍ ESTE POST MOTIVADO POR UM MOMENTO INTERESSANTE EM UMA COMEMORAÇÃO DE ANIVERSÁRIO. ONTEM FUI COM A FAMÍLIA AO ANIVERSÁRIO DA AMIGUINHA HIZA JÚLIA, FILHA DOS PROFESSORES RUBINHO E IARLEI. CONFESSO QUE NUNCA IMAGINAVA QUE A IDÉIA DE VER UM PEÇA TEATRAL NUMA FESTA DE ANIVERSÁRIO PUDESSE ACONTECER ALÍ, FATO POUCO COMUM E INÉDITO EM NOSSA CIDADE. O GRUPO TEATRAL ERA FORMADO POR ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS,MOSTRANDO ASSIM QUE MUITOS QUEREM APENAS UMA OPORTUNIDADE. HAVIA NO MOMENTO UM PALHAÇO QUE ANIMAVA A CRIANÇADA, MAS NEM ESTE QUE É ALEGRIA DE NOSSOS PEQUENINOS FOI CAPAZ DE IMPEDIR QUE A PEQUENA PLATÉIA SE DIRECIONASSE PARA AS PRIMEIRAS CADEIRAS JUNTO AO PALCO DOS SONHOS DE UMA INFÂNCIA PERDIDA, QUE PODERÁ SER RESGATADA COM ATITUDES IGUAIS A ESTA... PARABÉNS RUBINHO E IARLEI, COMO DIZIA MONTEIRO LOBATO"Assim como é de cedo que se torce o pepino, também é trabalhando a criança que se consegue boa safra de adultos". A BELÍSSIMA INICIATIVA ME FEZ REPORTAR A UM TEMPO QUE VIVÍ COM INTENSIDADE E DA MELHOR FORMA POSSÍVEL. TRAZENDO O ASSUNTO PARA NOSSA REALIDADE FICAMOS PREOCUPADOS. AS MUDANÇAS NOS COMPORTAMENTOS TANTO DOS FILHOS COMO DOS PAIS AO MEU VER PRECISA SER REVISTA. LEMBRAM DAQUELA CÉLERE FRASE DO REI PELÉ: CUIDEM DAS CRIANÇAS DO NOSSO BRASIL!
O QUE APARENTEMENTE SE TRATAVA DE UMA SIMPLES DECLARAÇÃO, ERA NA VERDADE UM ALERTA EM RELAÇÃO AO QUE O BRASIL E O MUNDO IRIAM PASSAR NUM FUTURO PRÓXIMO.
APENAS PRA LEMBRAR O QUE NOSSAS CRIANÇAS SOFREM NOS DIAS DE HOJE:
-BABÁS E PAIS INCONSEQUENTES QUE PROMOVEM MAUS TRATOS;
-PROSTITUIÇÃO INFANTIL;
-TRABALHO ESCRAVO;
-FOME;
-AUSÊNCIA DE CARINHO E FALTA DE DIÁLOGO;
-FALTA DE ACESSO A EDUCAÇÃO,SAÚDE E CONDIÇÕES DIGNAS DE SOBREVIVÊNCIA.
A CADA DIA QUE PASSA FICA MAIS DIFÍCIL EDUCAR NOSSOS FILHOS, EXISTE UMA MISTURA MUITO PERIGOSA QUE DILACERA FAMÍLIAS. TUDO COMEÇA EM CASA, UM FILHO SEM CARINHO, ACOMPANHAMENTO,ATENÇÃO,DIÁLOGO E CLARO SEM INFÂNCIA PODERÁ TRILHAR UM CAMINHO PERIGOSO E MUITAS VEZES SEM VOLTA. JUNTANDO-SE TUDO ISTO A FATORES EXTERNOS COMO AS DROGAS E A CRIMINALIDADE, ESTA AÍ O CENÁRIO PARA PERDER-MOS AS RÉDEAS SOBRE QUEM NÓS MAIS AMAMOS. CULPA NOSSA? SIM... AS VEZES OS PAIS NÃO DIVIDEM AS TAREFAS DE EDUCAR, SEMPRE DEIXANDO PARA O OUTRO ESTA IMPORTANTE COMPETÊNCIA, E O PIOR É QUANDO AMBOS SE AUSENTAM DESTA RESPONSABILIDADE. INTERESSES PESSOAIS MUITAS VEZES SE SOBREPÕEM, E AÍ É QUE MORA O PERIGO. VEJO MUITOS PAIS RECLAMAREM, E A FRASE É SEMPRE A MESMA, O QUE FOI QUE EU FIZ? QUANDO DEVERIAM ESTAR SE PERGUNTANDO O QUE FOI QUE NÃO FIZ? POUCAS PESSOAS TEM A SENSIBILIDADE DE OBSERVAR QUE AS BRINCADEIRAS DO PASSADO HOJE SE TORNARAM MERAS LEMBRANÇAS DE UM INFÂNCIA PERDIDA. MÊS QUE VEM É MÊS DE MAIO, MÊS DOS VENTOS E DE UMA BRINCADEIRA TRADICIONAL, OBSERVEM QUE O COLORIDO DAS PIPAS CRUZANDO OS CÉUS DA CIDADE QUASE SE EXTINGUIRAM. ASSIM COMO OUTRAS BRINCADEIRAS COMO JOGAR PIÃO, PETECA,PULAR CORDA ETC, FORAM PRECOCEMENTE SUBSTITUÍDAS PELO ADVENTO DA TECNOLOGIA. SABEMOS QUE O CONTATO COM O MUNDO VIRTUAL É UMA TENDÊNCIA E QUE JÁ ESTA INSERIDO EM NOSSOS LARES, O QUE NÃO PODEMOS DEIXAR QUE SE ACABE É A MAGIA DAS BRINCADEIRAS, E LÓGICO A ATENÇÃO E INTEGRAÇÃO NECESSÁRIAS. HOJE VEMOS AS CRIANÇAS SENTADAS EM FRENTE AO COMPUTADOR NOS FINS DE SEMANA, E OS PAIS PERDENDO A ÚNICA OPORTUNIDADE DE SE APROXIMAR MAIS DELAS.DEVEMOS RESGATAR ESTA INFÂNCIA PERDIDA POIS SÓ ASSIM MINIMIZAREMOS OS EFEITOS DESTE MUNDO NOVO E IMPIEDOSO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário