PEDREIRAS ESTA DE LUTO: FALECEU SEU FILHO MAIS ILUSTRE

AGORA A POUCO POR VOLTA DAS CINCO DA TARDE FOI DADA A NOTÍCIA DA MORTE DO MÉDICO JACKSON KEPLER LAGO. O EX GOVERNADOR ESTAVA A CERCA DE DOIS MESES EM SÃO PAULO LUTANDO CONTRA UM CÂNCER DE PRÓSTATA. SEMANA PASSADA O FILHO IGOR LAGO JÁ ALERTARA O ESTADO DELICADO AO QUAL O PAI SE ENCONTRAVA. AS SESSÕES DE QUIMIOTERAPIA DEBILITARAM BASTANTE A SAÚDE DO EX GOVERNADOR. FILHO DE PEDREIRAS, NASCIDO NA RUA DOS DOIDOS NO BAIRRO DO ENGENHO, LOGO TRANSFERIU-SE PARA A CAPITAL, FOI UM DOS PRECURSORES DO PDT NO ESTADO CONDUZINDO O PARTIDO NO QUAL É PRESIDENTE ESTADUAL E VICE PRESIDENTE NACIONAL, COM BRAVURA E RESISTÊNCIA. JACKSON FOI PREFEITO DE SÃO LUIZ POR TRÊS VEZES, FATO ESTE QUE O CACIFOU, ELEGENDO-SE GOVERNADOR EM 2006. MORREU A MATÉRIA, MAS FICOU O LEGADO DE UM DOS HOMENS SENÃO O MAIOR , DESTE ESTADO QUE LUTOU PELA LIBERDADE DE UM POVO.

BIOGRAFIA


O ex-governador Jackson Lago nasceu em 1º de novembro de 1934, no município de Pedreiras, na região central do Maranhão. Foi na cidade, que fica a 270 km de São Luís, onde iniciou a sua carreira política, ainda na época da ditadura militar, na década de 1960.Lago formou-se em Medicina. Durante vários anos, exerceu a profissão em hospitais e lecionou na Faculdade de Medicina do Estado.Em 1979, ajudou a fundar o Partido Democrático Trabalhista (PDT), ao lado de Leonel Brizola e de outros políticos de grande relevância nacional. Permaneceu filiado ao PDT durante toda a sua trajetória política, sendo, atualmente, um dos vice-presidentes da Executiva Nacional do partido.Jackson Lago foi prefeito de São Luís por três vezes: de 1989 a 1992, de 1997 a 2000 e de 2001 a 2002, quando se candidatou ao governo do Estado. Nas eleições de 2002, foi segundo lugar nas eleições, com 42,5% dos votos, perdendo para o ex-governador José Reinaldo Tavares.Em 2006, Jackson Lago candidatou-se novamente ao governo do Estado e foi eleito, em 2º turno, com 51.82% dos votos, disputados com Roseana Sarney.Ele ficou no comando do Maranhão por dois anos, três meses e 15 dias. Em 16 de abril de 2009, teve o mandato cassado por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No ano passado, Jackson Lago candidatou-se, pela terceira vez, ao governo do Estado. Em uma aliança do PDT com o PSDB, enfrentou uma campanha forte e cansativa, ao mesmo tempo que lutava contra o câncer de próstata, que vinha tratando desde 2004. A doença, porém, vinha se agravando. Ficando em terceiro lugar nas eleições, com 19,53% dos votos, Jackson Lago ficou afastado das atividades políticas e seguiu para São Paulo para continuar tratando do câncer, mas não resistiu após cinco meses de tratamento.


5 comentários:

Anônimo disse...

NÃO SÓ PEDREIRAS PERDEU SEU FILHO MAIS INLUSTRE MAIS O MARANHÃO PERDEU SEUS IDEAIS.
bom trabalho colega, segue o blog
andreimprensa.blogspot.com

Anônimo disse...

Uma grande perda, o ilustre conterrâneo nascido em Pedreiras, Jackson Lago começou sua trajetória política ainda na década de 1960 Um grande homem de fibra, combateu os desmandos da oligarquia Sarney deste a ditadura, homem de luta assim como foi Leonel Brizola. Jackson foi prefeito de São Luis por três vezes sendo escolhido como o melhor prefeito do Brasil e foi um grande gestor quando foi governador do Maranhão mesmo sendo por pouco tempo, quando por mais uma vez a família Sarney reassumiu o controle para desgraça do maranhão. Aprendi admirar Jackson Lago acompanhando as lutas do meu pai Chico Miranda (Angical I) que sempre esteve lutando por um maranhão livre. Ass. Soldado Sampaio Dep. Est. de Roraima- PCdoB

Partido Ecológico Nacional - PEN disse...

O Vice-presidente do Partido Ecológico Nacional - PEN, Mário Felipe, expressa seu profundo pesar pelo recente falecimento do ex-governador Jackson Lago. “Gostaria de dar uma palavra de conforto e de força à família. Todos temos a noção do que representam o sofrimento e a perda de uma pessoa tão querida”.
O povo maranhense perdeu uma de suas figuras mais ilustres. “Jackson Lago demonstrou, mesmo na adversidade da luta contra a doença, muita garra e resistência, o que compactua com o povo do maranhão, um povo lutador. Ele é a representação do que são a energia e a força que compõem o brasileiro”.

Anônimo disse...

Esse filho que Pedreiras perde é simplesmente um filho igrato, filho esse que não fez uma obra na cidade que diz ser sua cidade natal, eu que acreditei em suas mentiras, que sai de minha casa varias vezes para apoia-lo essa foi a recompensa de suas mentiras. Que o diabo tenha lá no inferno pra la´.

Anônimo disse...

O que ficou daquele Filho foi uma frase que podemos associar-se a ele, faça o que eu digo e não faça o que eu faço. Passou a vida contra outra oligarquia criminosa que são os Sarneis e quando chegou no poder fez muito pior, Valeu sua imagem que ficar é de um bandido.Chega de filhos bandidosa desse jeito. Quem será o novo Sasá Mutema da política do Maranhão?......