PRONATEC:GOVERNO FEDERAL IRÁ QUALIFICAR 3,5 MILHÕES DE TRABALHADORES






A presidente Dilma Rousseff prepara para os próximos dias o lançamento de uma iniciativa que prometera na campanha eleitoral. Chama-se Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico). Será tocado por três ministérios: Educação, Fazenda e Trabalho e Emprego.
O anúncio chega num instante em que o mercado de trabalho brasileiro se ressente da falta de mão de obra qualificada. Pretende-se capacitar 3,5 milhões de trabalhadores até o final da gestão, em 2014. Para 2011, a meta será de 500 mil pessoas. Segundo fontes seguras, o Maranhão estará inserido nestas primeiras vagas, pois o Estado é um dos campeões de mão de obra escrava,juntamente com o vizinho Piauí e o Tocantins. Os trabalhadores em sua maioria são do interior, onde as condições de sobrevivência são degradantes, fazendo com que o patriarca seja obrigado a deixar a família e ter que ir atrás de condições melhores em outros Estados, indo para Estados do Sul e Sudeste para trabalharem em fazendas de corte de cana,lavouras, carvoarias e garimpo.
O público-alvo do Pronatec inclui alunos do ensino médio, profissionais que se penduram com freqüência no seguro desemprego(sem estabilidade) e beneficiários do Bolsa Família.
Vai-se apresentar a iniciativa como uma ação concreta para atenuar a carência de mão de obra especializada. Serão priorizados os setores nos quais a carência é maior. Em 2009 conseguimos para Pedreiras um projeto semelhante a este, o Projovem Urbano, mas foi totalmente comprometido por conta de perseguições políticas. Em 2010 o titular deste blog usando de sua amizade com o então assessor Weverton Rocha do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) procurou o município para conveniá-lo ao Projovem trabalhador, onde o município iria receber 400 vagas, e cada aluno iria receber qualificação profissional, fardamento,material didático, lanche e uma bolsa de 100 (cem) reais. O convênio foi para outro município e não foi firmado, ou por perseguição, o má vontade política, com isto o comércio perdeu cerca de 1 milhão de reais referente ao pagamento das bolsas, pagamentos de professosres, merendeiras,auxiliares administrativos e vigias, além é claro, da qualificação de nossa mão de obra. O blog já havia alertado da falta de mão de obra qualificada na cidade, prejudicando a implantação de indústrias e restringindo a participação dos Pedreirenses. Um fato que comprova isto é a GEO RADAR, empresa de exploração de petróleo e gás, onde a quase totalidade de seus funcionários são oriundos de outros Estados.
Voltando ao Pronatec as áreas de qualificação serão: Alimentos e Bebidas, Automação, Automotiva, Celulose e papel, Construção, Couro e calçados, Eletroeletrônica, Energia, Gemologia, Gestão, Gráfica e editorial, Logística, Madeira e mobiliário, Meio ambiente, Metalmecânica, Metrologia, Mineração, Minerais não metálicos, Petróleo e gás, Polímeros, Química, Refrigeração e climatização, Segurança no trabalho, Tecnologia da informação, Telecomunicações, Têxtil e vestuário e Transportes. No caso de conseguirmos novamente inserir o município nestes programas, esperamos a compreensão e o bom censo do atual gestor, pois o povo e o município devem estar acima das questões políticas.

2 comentários:

Pedras 1 disse...

Elcinho, seu moço.. tudo bem? espero que sim... deixa eu te perguntar uma coisa, já que tu mora perto do CETECMA/UNIVIMA, como anda as coisas por lá? agora seria um grande momento para botar em prática o PRONATEC..
Abraço codial, tudo de bom.

ELCINHO GÍRIO disse...

COMPANHEIRO MR. HEL, OBRIGADO PELA PATICIPAÇÃO. É VERDADE O CETECMA PASSA POR DIFICILDADES, FALAM EM FALTA DE DINHEIRO PARA ANTÊ-LO, NÃO SEI AO CERTO. E QUANTO AO PRONATEC SERIA PERFEITO TÊ-LO EM NOSSA CIDADE, O CETECMA/UNIVIMA TEM A ESTRUTURA FÍSICA IDEAL PARA ABRIGÁ-LO.COMO VC LEU NO TEXTO TENHO UM ÓTIMO RELACIONAMENO COM O ASSESSOR DO MTE WEVERTON ROCHA, E ELE FOI VOTADO AQUI P DEPUTADO, ELE JÁ FOI SENSÍVEL A PEDREIRAS COM O PROJOVEM URBANO, COM CERTEZA PODERÁ DAR AQUELA FORÇA PARA A VINDA DO PRONATEC.ABRAÇÃO...