
A Assembléia Legislativa do Piauí e o governador do Estado Wilson Martins sinalizaram positivamente acerca da regulamentação das rádios comunitárias existentes no Estado. Morei sete anos por lá e posso afirmar que a democratização das mídias estão bem avançadas em relação ao Maranhão, ou seja, a politização das rádios bem como a monopolização destas, por aqui, é vergonhosa e passada de pai para filho, neste sentido a hereditariedade foge aos preceitos do que seja família. A grande maioria das tvs e rádios no Maranhão são de propriedade de caciques políticos, e suas repetidoras concedidas no interior, salvo raríssimas excessões, servem apenas como moeda de troca por votos. O blog trouxe atona este problema por que recentemente várias rádios aqui de Pedreiras foram fechadas. Conversei com alguns proprietários de rádios e eles foram efusivos em dizer que trata-se de perseguição, e que as pessoas que trabalham no orgão fiscalizador (ANATEL) abusam do poder e agem como se estivessem lhe dando com foras da lei. O blog se solidariza com as rádios comunitárias e acha importante o trabalho destas na busca da verdadeira comunicação. A rádio comunitária é sem dúvida o elo mais próximo com a comunidade, pois a essência deste trabalho deveu-se inicialmente ao estreitamento do trabalho com o público comunitário, iniciado desde as suas primeiras difusões.
2 comentários:
Afinal que nome dar as pessoas que andam as margens da lei?
A Lei tem que ser para todos.
As r´dios para serem denominada Rádios comunitárias, tem que passar por um processo de licenciamento, não bsta pura e simplismente a vontade de montar uma emissora; existe todo um processo a ser seguido.
Infelizmente o costume de colocar a carro na frente dos bois atrapalha o andamento do licenciamento.
Espero que Pedreiras possa contar com outras emissoras LEGALIZADAS.
Até entendo que o correto seriam obedcer os trâmites legais para se obter uma consessão.O problema é que o povo é o único prejudicado desta forma, ou seja, as coisas vem de cima pra baixo, em obediencia as suas clausulas direcionadas e aplicadas no x da questão, esse é o grande problema. é a luta de daví contra golias.
Postar um comentário