BRIZOLA NETO É O NOVO MINISTRO DO TRABALHO



Da assessoria do Deputado
Brizola Neto tomou posse, nesta quinta-feira, no Ministério do Trabalho. O novo ministro disse que o desenvolvimento sem justiça social é uma impossibilidade e uma construção incapaz de se sustentar. Brizola Neto admitiu que é preciso modernizar as relações de trabalho, mas afirmou que o trabalhador precisa ser valorizado. O novo ministro também defendeu a presença do Estado na regulação das relações trabalhistas.
- Em nove anos, o Brasil conseguiu praticamente extirpar o desemprego que, mais do que um problema, passou a ser visto como uma fatalidade, como um componente necessário a uma economia em desenvolvimento, porque o pleno emprego seria um privilégio reservado às nações desenvolvidas, aos países ricos, àqueles que nos eram apresentados como fonte de lições e modelos a seguir. O desenvolvimento antecedendo à Justiça era uma ideia tão óbvia, uma daquelas muito tolas, mas acreditada por muita gente, durante muitos anos - disse Brizola Neto, citando Darcy Ribeiro.
Em sua fala, Dilma agradeceu a atuação de Carlos Lupi no ministério do Trabalho, reconhecendo seu "inequívoco compromisso de defesa dos interesses dos trabalhadores". Lupi deixou o governo em dezembro do ano passado sob denúncias de corrupção envolvendo convênios do Ministério do Trabalho com entidades que teriam recebido recursos públicos para cursos de capacitação.
Após cinco meses na interinidade, Paulo Roberto Pinto deixou o Ministério do Trabalho alertando para o risco da pressa nas grandes obras para a vida dos trabalhadores. Ele disse que, no período em que comandou o ministério, conseguiu consolidar avanços, citando a criação do grupo móvel de acompanhamento das grandes obras de infraestrutura.
- Hoje o Brasil cresce fortemente no setor da construção civil. Temos grandes obras e não podemos deixar que a pressa na conclusão das grandes obras coloque em risco a vida, a saúde e a segurança dos trabalhadores - afirmou.
Ele agradeceu a confiança de Dilma e disse que foi "uma honra muito grande servir no primeiro escalão da primeira presidente do Brasil". Afirmou ainda que Lupi foi um grande ministro do Trabalho e "a história vai contar" o que Lupi fez.

Nenhum comentário: