Luís Fernando está fora das eleições

Do blog Marrapá

Não é só Roseana Sarney que está fora da eleição de 2014. A aposta dela, de jogar todas as fichas em Luís Fernando, sem que este tivesse se viabilizado, foi determinante para o fracasso total de ambas as candidaturas.

Obrigada a retirar a sua candidatura ao Senado, a derrota de Roseana derreteu a candidatura de Luís Fernando. Isso explica a imagem depressiva que Roseana transmitiu na lacônica declaração de um minuto em que anunciou o fim de sua vida pública. Desde então, Luís Fernando se isolou em sua mansão de Panaquatira, também sem saber o que fazer, como revelou hoje o jornal O Estado do Maranhão, da família Sarney.

Roseana armou o jogo para sair do governo e eleger Luís Fernando como governador biônico, na Assembléia. Com a falta de carisma de Luís Fernando, e sem conseguir chegar a pelo menos 20% nas pesquisas, ele se revelou inviável para ser eleito pelos deputados estaduais.

Restaria Roseana sair do governo e deixar Arnaldo Melo no comando do Estado, mas aí o fantasma de José Reinaldo assombrou o grupo Sarney. Roseana e o pai José Sarney não perdoam Arnaldo Melo por ter sido aliado de José Reinaldo e por ter se unido à oposição para derrotar Ricardo Murad.

Para tentar salvar alguma coisa e conter a debandada das bases sarneysistas em direção a Flávio Dino, nas últimas horas entrou em cena o normalmente ausente Sarney Filho.

É dele a idéia mais forte hoje nos bastidores do grupo Sarney: uma chapa com Edinho Lobão para o governo do Estado com João Castelo disputando o Senado. Sarney Filho imagina que esse esquema manteria PT e PSDB com a oligarquia Sarney e teria a força para transmitir o mínimo de viabilidade às bases sarneysistas, que estão abandonando o barco com imensa velocidade.

Comenta-se, ainda, que a vingança de Roseana contra os deputados estaduais já está determinada: um grande calote nos convênios programados para prefeituras, de onde os parlamentares esperavam retirar condições para suas campanhas. Como se vê, a lagosta saiu do cardápio do Palácio e lá só ficou um grande sururu.

Nenhum comentário: