Pedreiras – o que fazer (Parte II)





Pediram tanto e me convenceram. De fato o artigo passado precisa de uma continuação, pois algumas variáveis e outros agentes políticos deixaram de ser analisados. Disseram que a “lista do Janot” de Pedreiras ficou incompleta. Divirto-me. Mas é a necessidade da concisão do texto pela exiguidade do espaço nos órgãos de imprensa escrita que faz isso...

Retomemos, então, à análise da conjuntura política municipal atual. E comecemos então por algo muito eloquente e exageraLdo: a aparente natimorta pré-candidatura do nosso pároco. O trabalho social e pastoral desse homem é extraordinário e catapultou Pedreiras para todo o Brasil e para o mundo até. Tem carisma, poder de mobilização popular e popularidade enormes. É um pastor excepcional! Mas o que Pedreiras não sabia era que o Padre tem um passado de militância e exercício político. Ele já foi vereador e vice-prefeito em sua cidade natal na Paraíba - a bela Taperoá, na região da Borborema (a serra, que de tão alta e extensa, os estudiosos culpam de impedir a entrada das nuvens de chuva para o sertão; portanto, responsável pela seca nordestina.). E que o reverendo tem apenas 03 anos de ordenado Padre e exercício do ministério sacerdotal. Então o vigário já é político calejado.

Pois é. Pedreiras não sabia que o padre entende e gosta dos 02 ofícios: o da batina e o da política. E só podia partir de mentes mal intencionadas botar na cabeça do Padre a perspectiva de ser prefeito de Pedreiras. Com certeza querem se aproveitar de sua popularidade para manipulá-lo, serem candidatos a vice, ou até pior: os incomodados com sua pastoral esplêndida podem querer com isso fazer gerar uma situação constrangedora para ele ou para a Igreja com o objetivo de tirá-lo de Pedreiras. Jogo muito arriscado esse. Sofisma puro! Pedreiras não precisa passar por mais essa aventura! Ser bom pastor não significa que será bom político ou excelente prefeito. E entendo que ganhamos mais com ele como pastor do que como político militante. Creio ser ele bem inteligente para não morder essa isca de satã e não cair nesse “canto de sereia”.

E dos outros quadros políticos aspirantes à prefeitura temos uma novidade: Dr Humberto Feitosa; além dos já declarados Simplício Araújo ou Marcílio Ximenes ou Klebinho Branco por um grupo, com Simplício já quase definido; e o candidato dos empresários, Jacinto Gonçalves, que parece não mais muito estimulado à disputa. Tem ainda o vereador Antonio França que se articula para o pleito como cabeça de chapa. E a conjectura de Ivaldo Lima e Valdirene Silva (esposa do ex-prefeito Lenoílson Passos) que são lembrados como candidatos como opção à inelegibilidade de Lenoílson. E comenta-se ainda uma possível e estranha aliança: Totonho ir para a reeleição com Valdirene de vice ou a Primeira-Dama Íris Chicote com Valdirene na desistência de Totonho à própria reeleição. A entrada do médico Humberto Feitosa no páreo, possivelmente pelo PSB de Paulo César, turbinados por Eliud Santos, Ribamar Sousa, Emanuel Nascimento e outros, se justifica, segundo me confidenciou dizendo-se bem decidido e motivado, pela indignação com a atual realidade político-administrativa do município e pela forma anacrônica de se fazer política em Pedreiras. Dr, Wálber até agora não se pronunciou sobre sua pretensão no pleito e deve acompanhar a posição política de seu cunhado Jacinto.

E a vice-prefeita? O que ela pensa disso tudo? Ela esteve na cidade por ocasião do Dia Internacional da Mulher. Conversei com ela. A posição dela é de estar à disposição do povo de Pedreiras sempre e para servir-nos, mas se nega a participar, apoiar ou fomentar qualquer movimento que vise expulsar o prefeito de seu posto para que ela assuma. Não quer ser vista como abutre disputando a carniça. E entendo sua atitude como corretíssima. Fátima ainda se recupera emocionalmente da traumática separação conjugal de Louro, de quem é desafeta figadal. E está ótima de saúde física e mental. É carismática e tem muito apelo popular junto aos mais humildes em Pedreiras e na comunidade católica.

Serapião Louro surpreendeu de novo positivamente. Esperavam um traque daquilo que ele ameaçou divulgar como dinamite. Pois ele soltou mesmo foi uma bomba e de alto poder destrutivo contra Totonho na última sessão da Câmara. Foi corajoso e competente ao divulgar a falcatrua. Só o que ele divulgou, se bem usado pelo Legislativo, já afasta Totonho com uma Comissão Parlamentar Processante-CPP. Basta os vereadores quererem e saberem fazer seu ofício direitinho.

Robson Rios se defendeu do que denunciei de sua situação desconfortável jogando que a obrigação de fiscalizar não é só dele. E lembrou a situação da edil Cláudia Alencar e seu irmão Rogério Medeiros, Secretário de Saúde. Sim. Tem também Filemon Neto e seu pai como um dos azes do Executivo, como teve Serapião com seu irmão Marcus secretário outrora. Mas nenhuma dessas situações se compara em gravidade à do Presidente.

E os vereadores se mobilizaram. Além da nitroglicerina jogada por Serapião, que comprovou desvios de milhões em obras pagas e não realizadas, o plenário da Câmara já convocou o ex e o atual Secretário de Obras, Júnior Bernardo e Totinho Sampaio, respectivamente, para se explicarem sobre a denúncia do periquito. Elcinho Gírio convocou o povo às ruas para pedir o afastamento do prefeito e foi firme em sua declaração de oposição resoluta e irreversível. Os demais vereadores estão se articulando para todos darem uma resposta positiva à população.

É o que Pedreiras espera de seus representantes: que cumpram seu papel de fiscais do povo e justiceiros da esperança popular.

A desagregação no grupo político do prefeito é tamanha que o pronunciamento de Elcinho Gírio fez o prefeito amanhecer na casa do vereador implorando paz com ofertas tentadoras. E o vereador Elias Bento foi assediado com uma proposta financeira tentadora pelo governo para que se bandeie de lado.

Simplício Araújo demonstra prestígio destacado no governo estadual. Emplacou 04 indicações suas na Regional de Pedreiras e todos com gabarito para os cargos técnicos que ocuparão. Todos esses postos eram do ex-deputado RLouro. Parabéns ao ex-deputado federal hoje Secretário Estadual. Parabéns pelo prestígio e pela sábia escolha dos quadros políticos para os cargos. Gustavo Brandão-Saúde, David Ximenes-CIRETRAN, Geovane Duarte-AGERP e Major Maurício-PM-Comandante, todos são queridos e reconhecidos como dignos pessoal, técnica e politicamente para seus postos. Congratulações e boa sorte aos recém-nomeados!

E vamos nós todos arregaçar as mangas e fazer “UMA NOVA POLÍTICA PARA PEDREIRAS” e um “PROJETO POLÍTICO PARA A CIDADE”! Isso e o principal!!!



Allan Roberto Costa Silva, médico, ex-Vereador-Presidente da Câmara Municipal de Pedreiras, membro da Associação dos Poetas e Escritores de Pedreiras-APOESP e da Academia Pedreirense de Letras-APL. E-mail arcs.rob@hotmail,com
)

Nenhum comentário: