Sinproesemma aprova proposta de reajuste apresentada pelo governo.


Em reunião nesta quarta-feira (08) e após três horas de debates, a direção estadual do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinporesemma) aprovou a segunda proposta encaminhada pelo Governo do Estado para reajustar os salários do magistério estadual. A reunião foi conduzida pela professora Benedita Costa, que assumia a presidência do sindicato, e pelo professor Julio Pinheiro, que retornou nesta tarde à presidência da entidade, após licença para tomar posse como vice-prefeito de São Luís.
Nova proposta
Em reunião anterior, o Sinproesemma havia rejeitado, parcialmente, a primeira proposta oficializada pelo governo, que oferecia o reajuste de 8%, em duas parcelas, que seriam pagas em fevereiro e maio, com incidência sobre a Gratificação de Atividade de Magistério (GAM). Na nova proposta do governo, aceita pela direção, o reajuste proposto continua de 8%, em duas parcelas, sendo 4% em fevereiro e 4% em maio, porém incidindo sobre a remuneração, que inclui o vencimento e a Gam.
“Com esse novo item sobre o reajuste que incide sobre a remuneração, nós aprovamos a proposta por entender que em cima da remuneração nós teremos todos os nossos vencimentos e nossas gratificações em 8%”, explicou a professora Benedita, que, com a volta do professor Julio à presidência, retorna à vice-presidência do sindicato.
Retorno
O reforço do professor Júlio Pinheiro mostrando a importância da aprovação da proposta, em um cenário de crise no Brasil, foi importante para o debate na reunião. Pinheiro retornou ao cargo de presidente do Sinproesemma após consultar juridicamente a legalidade de exercer o mandato de vice-prefeito de São Luís e de presidente da entidade, ao mesmo tempo.
“Retorno por entender que é preciso esforço concentrado para definir questões da pauta da educação. E a categoria tem grande expectativa em torno dessas definições. Estamos aqui para somar nesse esforço no sentido de garantir os direitos dos trabalhadores. Sinto-me coparticipante de todos os processos de luta que resultaram em vitórias para a categoria, por isso, vou continuar na luta, até o final do mandato desta gestão”, disse Julio.
Na condição de presidente, depois de encaminhar a votação da proposta, Julio Pinheiro constituiu, também sob votação, a comissão que irá apresentar o resultado da reunião ao governo e dar continuidade às negociações acerca dos demais itens da pauta.  Além de Julio Pinheiro e Benedita Costa, fazem parte da comissão os diretores Raimundo Oliveira, Janice Nery, Militana Martins, Henrique Gomes e Izabel Lins.
Veja abaixo a proposta do governo aprovada

Fonte: ASCOM - SINPROESEMMA

Nenhum comentário: