A infelicidade e desrespeito de um senador que conhece e não reconhece a história do seu povo.

Infeliz, desrespeitosa e racista a declaração do Senador Roberto Rocha, que usou o termo "Nigrinhagem" para definir a ausência do Governador Flávio Dino em evento realizado para supostamente aproximar prefeitos da Codevasf. A oígem do povo Maranhense é em sua grande maioria formada por negros e negras,que contribuiram com suor e sangue na construção deste estado, sem falar da dívida histórica e impagável que o Brasil e especialmente o Maranhão tem com a raça negra, vítima de tantos desmandos e crueldades no Brasil Colônia, más, ao que parece, o Senador não reconhece tal importância ao ponto de usar e pronunciar o termo "Nigrinhagem".

A expressão "Nigrinhagem" consta nos dicionários como: "À toa, vadia, vagabunda; pessoa que não presta, que não vale nada. Apesar de ser uma palavra feminina também pode ser aplicada a homens. O termo deriva dos tempos da escravidão em que se tentava minimizar inimigos comparando-os com escravas jovens e sem importância, que comumente eram chamadas de "negrinhas".
Originou-se atualmente um novo termo: "nigrinhagem".

É este o papel de um senador da república  guardião máximo de um povo na esfera federal,que ao invés de proteger o legado de seu povo juntamente com sua história, usa termos pejorativos para atacar desafetos políticos, e sem medida não reconhece e desdenha da raça mais importante na formação do Maranhense? Logo ele que percorreu os quatro cantos deste estado,das grandes cidades aos rincões, anunciando a importância,e o que faz um senador? Sinceramente,da posse até hoje do senador que votei e fiz Campanha, infelizmente foi esta a única ação que ví do Senador Roberto Rocha,em sua pífia estada na casa do tapete azul, "atacar seu povo e sua história"!

Elcinho Gírio, Professor e Vereador em segundo mandato na cidade de Pedreiras.

Nenhum comentário: