Formação ‘Mais Ideb’ chega a professores de mais três Unidades Regionais de Educação, Pedreiras está entre elas.





A Formação Continuada do Plano Mais Ideb, realizada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) chegou a professores das Unidades Regionais de Educação de São Luís, Pedreiras e Rosário nesta segunda-feira (10) e terça-feira (11). A formação faz parte das ações estratégicas do Plano Mais Ideb, criado pelo Governo do Maranhão com o objetivo de melhorar os indicadores educacionais do estado, com mobilização de toda a comunidade escolar, formação continuada dos professores e equiparação dos indicadores de aprovação aos de aprendizagem. 
Participam da formação os professores de Língua Portuguesa e Matemática, Componentes Curriculares que servem como parâmetros para medir o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), assim como para traçar metas educacionais que possam melhorar a qualidade do ensino ofertado pela rede estadual. Na Ure São Luís, que envolve a capital, Raposa, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Alcântara, 480 participam da Formação Continuada que acontece no Colégio Cintra, durante esses dois dias. Na formação, os professores, que são divididos de acordo com o Componente Curricular que lecionam, discutem e apresentam propostas e estratégias de avaliação para o melhor desempenho no Ideb. 

Para os educadores, essa ação vai nortear de maneira mais direta o trabalho em sala de aula, assim como definir as estratégias de avalição, tanto dos alunos quanto dos professores. “Formações, como essa, trazem novas perspectivas de melhoria do trabalho em São de aula. Nós, professores, precisamos sempre estar melhorando o nosso conhecimento, assim como construindo novas propostas de trabalhar esse conteúdo com o aluno, criando estratégias mais eficazes, que tragam melhor efeito no processo de ensino e aprendizagem”, pontuou Silvana Silva Gomes, professora de Língua Portuguesa. “Com essa formação ganha tanto o professor, que adquire mais conhecimento, quanto o aluno, que terá em sala de aula um professor mais preparado. Essa trica de conhecimento entre professores ajuda muito a encontrar as estratégias mais adequadas de trabalho, pois o professor que está na sala de aula é quem de fato sabe o precisa mudar, e essa é uma ótima oportunidade de buscar a melhoria da educação”, destacou Augusto Paiva professor de Matemática.

“A gente espera que depois dessa formação os professores retornem para a sala de aula mais fortalecido do ponto de vista pedagógico. E que junto com a gestão escolar construam um plano de melhoria da educação, que ajude os nossos alunos na construção de uma melhor aprendizagem, e, consequentemente, que melhorem os rendimentos escolares e o Ideb”, ressaltou a professora Eva Alves Gestora da Ure São Luís.   Em Pedreiras 67 professores, dos dois Componentes Curriculares, participaram da Formação e avaliaram positivamente a ação do governo em prol da melhoria da educação. 

 
As ações formadoras pelo Plano Mais Ideb foram iniciadas no último dia 3, e já envolveram mais de 1,5 mil professores em 11 Unidades Regionais de Educação. Até o próximo dia 20 (quinta-feira) a formação continuada vai chegar às 19 URE’s, com a meta de beneficiar 3.028 mil professores de  Língua Portuguesa e Matemática, da rede estadual de ensino, de 802 escolas.
 
Fote: Secap

Nenhum comentário: