RAPIDINHAS

COMPREENSÃO

CARÍSSIMOS LEITORES, PEÇO DESCULPAS PELA LENTIDÃO DAS POSTAGENS,VALEU MESMO PELOS E'MAILS ELOGIOSOS E COBRANDO MAIS NOTÍCIAS. ESTOU ME ESFORÇANDO, MAS A VONTADE DE LIBERTAR O MARANHÃO LHES DIGO CAROS AMIGOS, É MAIOR. TÃO LOGO PASSE O PERÍODO ELEITORAL VOLTAREI FULMINANTE, E COM A DEVIDA AGILIDADE TANTO COBRADA, UM GRANDE ABRAÇO!!!


GIBÃO DO MAL GIBÃO DO BEM

ESTIVE NA ILHA UM DIA DESSES, E OBSERVEI UMA CENA QUE SE NÃO FOSSE TRÁGICA SERIA CÔMICA. AO PASSAR POR UMA DAS ROTATÓRIAS VÍ MOÇAS E RAPAZES CARREGANDO UMA ESPÉCIE DE PLACA NAS COSTAS COM UMA ALÇA SOB OS OMBROS COM O NÚMERO DA GOVERNADORA. REPORTEI-ME AOS TEMPOS DO CANGAÇO, ONDE A VESTE ERA UTILIZADA DE FORMA ÚTIL PARA A PROTEÇÃO DO CORPO DOS VAQUEIROS AO ADENTRAR A MATA E FIZ A TRISTE COMPARAÇÃO. AGORA EM PLENO SÉCULO 21, O GIBÃO VOLTOU, SENDO QUE DE FORMA INÚTIL E É CARREGADO PELO POVO QUE TANTO SOFRE COM ESTE PESO NAS COSTAS A MAIS DE QUATRO DÉCADAS.


MARCHA PELA DEMOCRACIA
SEGUNDA DIA 06, HAVERÁ UMA GRANDE MANIFESTAÇÃO EM PEDREIRAS E TRIZIDELA DO VALE A FAVOR DA DEMOCRACIA.LIDERANÇAS DE TODO O MÉDIO MEARIM, ESTÃO ENGAJADAS NO EVENTO QUE SERÁ RECORDE DE PÚBLICO TAMANHA ESTA SENDO A ADESÃO DE CARAVANAS. O OBJETIVO DA MARCHA, É DAR UM CHOQUE DE DEMOCRACIA NA SOCIEDADE QUE VÊ ABSURDOS ACONTECENDO E NÃO SE MOBILIZA.


Um comentário:

José María Souza Costa disse...

Blogdojosemariacosta
terça-feira, 7 de setembro de 2010
DOM PEDRO I - e a minha fantasia JUVENIL.
Nesta data, festiva em todo o Brasil, celebra-se a Independência do Brasil.
É verdade, estamos falando daquela Independência burocrática. De papéis, da maneira como tínhamos que atender às ordens das Cores Portuguesas. É verdade também, que ainda no mundo ginasial, o acontecimento é romântico, belo, deslumbrante. Monta-se uma mescla de heroísmo e mais não sei lá o que, e enaltece-se figuras e mais figuras da burguesia da época.
Mesmo depois de ter cursado EDUCAÇÃO FÍSICA, ou mesmo LETRAS, eu nunca quis fugir do meu mundo encantado, que os meus docentes da fase primária escolares me contavam, em Sala de aula. Eu, particularmente, nunca quis saber se o quadro pintado por Pedro Américo, é falso, verdadeiro ou invencionice do autor. Eu, nunca quis saber, se Dom Pedro I, realmente vinha da casa da Amante em Santos-São Paulo. Se estava este com desinteria, ou diarréia, e irritado Proclamou a Independência. Também nunca quis saber, se essa proclamação, já estava acordada com a Portuguesada, e nem tão pouco se Dom Pedro I, era um putenho, como dizem alguns historiadores, um verdadeiro comedor de escravas, um devasso, que tinha mais filhos, que os acessos de bisbilhotagem da filha do Serra. Nunca quis tomar essas histórias como verdadeira. Nem tão pouco, que ele era "acorruiolado" com José Bonifácio, que não era nenhum "Zé Mané" da vida, muito ao contrário, era rápido como uma raposa. Eu, ignoro todas essas histórias, e fico com um Dom Pedro I, herói, libertador e que amava o Brasil. Às vezes nem me lembro que ele morreu, segundo as más línguas de historiadores, com 36 anos de idade, no mesmo quarto, onde nascera em Queluz, empestado de doenças sexualmente transmissivéis. Se tudo isso é verdadeiro, como era danado esse Pedrinho! Eu, quero o Dom Pedro I, como herói do Brasil. Na faculdade, agente houve muitas histórias, que agente não quer ouvir, e acabam, estuprando o nosso romantismo.
Eu, tenho o Dom Pedro I, guardado em minha alma, o libertador, aquele que aprendi em meu curso primário, lá na minha doce e amada Arari, lá no meu distante agora, Maranhão.
Eu moro a poucos minutos do Museu do Ipiranga, aqui em Sampa, hoje 07 de Setembro, amanheceu chovendo bastante. Tenho um privilégio de conhecer um Museu belo, extraordinário, magnimame, deslumbrante. Nada, no Brasil, é tão encantador e atraente, quanto o seu jardim, e a vista, de quem está em suas escadarias ( a do Museu), deitando olhar para a Avenida Pedro I.
Dom Pedro é meu herói, e Libertador. Mas, precisamos libertar o Brasil: do Analfabetismo, do Curral Eleitoral, da Mortalidade Infantil, da Dengue, da falta de Moradia, do Trabalho Escravo em alguns Estados, do Preconceito Contra as Minorias, os Negros e Índios e ou outros.
Precisamos todos os trabalhadores, de uma Independência Ampla, Geral, Irrestrita e Transparente.
Precisamos de uma Independência Livre de Pensamento, Sem Censura, sem Bisbilhotagem e sem Patrulhamento.
Mas, precisamos sobre tudo: De Salários Dignos e Respeito aos Professores, que além de maus remunerados, teem como acinte, o atraso em sua Remuneração. Salário de Trabalhador, é algo Sacrossanto.
Independência para o Brasil, e para todos os Brasileiros.