INTOLERÂNCIA: APRENDA A RESPEITAR AS DIFERENÇAS

Aos poucos conseguimos vencer um preconceito que marcou a história do país: o preconceito racial. Hoje o Brasil é um país onde negros e brancos convivem juntos, trabalham no mesmo emprego, estudam na mesma sala de aula e competem de igual para igual. Mas há outro preconceito para ser vencido, tão danoso como o preconceito racial: a homofobia.
Escreví este post após ver jovens usuários de crack e maconha insultarem e fazerem gestos obcenos a um casal de mulheres que passavam por eles e que resolveram estar juntas. Quando ví a cena me dirigí aos rapazes e perguntei por que fizeram aquilo, e eles responderam aquele monte de imbecilidades a respeito da vida das mulheres. Fui categórico e disse: Se um grupo de pessoas viessem aqui e começassem a insultá-los pelo fato de serem viciados em drogas qual seria sua reação. Ouví algumas palavras evasivas e de resistência. Finalizei a conversa dizendo: Se por algum motivo vocês acham que usar droga é legal, natural ou bacana para elas também é normal estarem juntas ao passo que devemos respeitar a vontade de cada um.
Em Pedreiras a intolerância até bem pouco tempo era implacável com as pessoas que por algum motivo queriam ser diferentes. Chacotas,Piadinhas de mal gosto,exclusão social, violência, sempre fizeram parte do cotidiano de cidadãos iguais a nós. Ainda que timidamente, as coisas estão tendenciosas a mudar, pois várias pessoas resolveram sair do anonimato. Quando o primeiro passo é dado, rapidamente os outros são seguidos, e isto é fundamental para que possamos entender melhor e respeitar o direito do próximo.
Todos nós, temos o direito de não gostar de algo e de criticar, pois o Brasil é um país com liberdade de expressão. Mas isso não dá o direito à intolerância. Cada um tem o direito de fazer aquilo que acha melhor para si. A pessoa sente atração por outra do mesmo sexo? Seja feliz, faz o que te faz bem e siga sua vida. O direito de criticar não dá o direito de agredir. Tanto porque o que temos com a vida sexual de pessoas que nem conhecemos? O que muda na minha vida se eu ver dois homens se beijando? Qual impacto direto vai causar na minha vida o fato de duas mulheres levarem a vida juntas?
Assim como estamos vencendo o preconceito contra determinadas cores de pele, precisamos vencer o preconceito contra a homossexualidade. Cada um com sua vida, cada um é dono da sua vida.

2 comentários:

Anônimo disse...

Não sou a favor da agressão dos gays ou lésbicas, mas com certeza tenho o direito de não submeter meus filhos ao espetaculo ridículo de vêr dois "homens" beijando-se em público.Afinal isto é estranho por que não é natural, o problema é que em tempos de relativismo "tudo pode" em nome da famosa "liberdade".

Marco RCC disse...

Ótimo. E é justamente por amar todas as pessoas, que Ele, através de sua Santa Instituição, a Igreja Católica, adverte as pessoas em relação ao homossexualismo. Sou totalmente contra o preconceito e tambem sou totalmente contra o homossexualismo, por isso, a Igreja abre as portas aos que tem tendência homossexual para ajuda-los e convida-os a vivência da castidade!