OS NOVOS VILÕES DOS RELACIONAMENTOS

O blog vem neste post fazer uma abordagem do perigo das redes sociais e constata que vários relacionamentos sejam entre jovens ou adultos já acabaram por conta da má utilização deste mundo virtual cada vez mais acessado. A banalização dos relacionamentos é um fato, não é? Coisa dos nossos tempos assim dizem a maioria das pessoas. Engraçado: quanto mais o tempo passa, mais inseguras as pessoas ficam, e mais expostas. Ou melhor, mais se expõem. É twitter, Facebook, Youtube, Msn, Orkut... E quando pinta um novo relacionamento? A primeira coisa é mudar o perfil pra “namorando”, depois enche o álbum de foto com o novo amor, depoimentos, recados e aplicativos românticos. Mas e se o parceiro não retribui? Impressionante como as pessoas se deixam envolver por um mundo virtual que gera tantas dúvidas, até porque a palavra escrita tem uma força muito diferente da falada. Os caracteres não têm olhar, entonação, nada que demonstre o que realmente querem dizer, é uma visão muito pragmática do mundo. Algo tipo “as linhas não têm entrelinhas”. Situação hipotética, mas que certamente te lembra alguém (que pode ser você mesmo): um novo casal se forma, Adão e Eva. Adão é meio desligado mas muito carismático, cheio de primos e amigos, primas e amigas. Sempre foi simpático com as pessoas, e tudo isso encantou Eva. Ela é bonita, divertida, também cheia de amigos reais e virtuais. Ambos mudam o relacionamento pra “namorando” no orkut e todo o blablabla que vem depois. E a Eva passa o dia todo entrando na página de recados do Adão. Vê um “saudade de você” de uma Beatriz, um “te espero lá em casa hoje à noite” de uma Izabel, sem fotos no perfil... Eva rói os cotovelos de ódio, liga pro Adão com a voz mais amável do mundo e o convida pra sair, ao que ele “poxa gatinha, tenho compromisso hoje, pode ser amanhã?”. Ela manda ele ir pro inferno, com a Izabel e a Beatriz, desliga o telefone e nunca mais quer saber dele. E se a Izabel for a tia dele? e a Beatriz a irmã que mora fora? e por aí vai. A incidência destes casos é bem maior entre os jovens, usuários em massa das páginas sociais, ou seja a paquera rola solta neste grupo. Entretanto em se tratando de casos, um dos maiores prejudicados são casais que já tem um relacionamento constituído, e que se deteriorizaram por conta de deslizes cometidos na rede. Os mais comuns são aqueles recados não apagados, as ciladas criadas com um orkut falso através de uma cantada isca, e coisas do tipo. Fica aqui registrado o alerta aos jovens, aos casais, que o mundo virtual é apenas uma tela fria, e que o contato físico é infinitamente mais interessante e bem menos perigoso.

5 comentários:

ANDRÉIA VIEIRA disse...

OLÁ ELCINHO
Acho que o cuidado , claro, deve sempre existir porque realmente não sabemos de fato quem está do outro lado. Por isso, conforme a relação for evoluindo, o ideal é a aproximação e contato visual, físico. Infelizmente algumas (ou muitas) pessoas se escondem atrás de uma tela de computador para serem o oposto daquilo que são na vida real. É uma forma de viverem, sem riscos, uma personalidade criada... mas o risco acaba sendo de quem "compra" essa imagem cegamente. Muita calma nessa hora!
Grande beijo e parabéns!

antônio josé disse...

Eu ja sou meio antigo nesse negocio de relacionamento pela net,a parada tem que se frente a frente esse negocio de fica pelo pc enxendo a mao de calo ta pur fora,se for pra se conhecer pessoalmente tem que ser em um lugar publico e que a familia fica sabendo e nunca ir só no primeiro encontro,abração.

ola.br.com disse...

Para dar certo tem de ser no Olá! Aqui você conhece pessoas interessantes de todo Brasil e pode fazer muitas amizades ou até encontrar um grande amor. Cadastre-se grátis e seja bem-vindo (a)!

Netto Jota Esse disse...

Oi, amigo Elcinho, como de costume, tava dando uma espiadinha no seu blog. Parabéns pelo trabalho.
Neto-Timon

Anônimo disse...

Quem fala sobre os relacionamentos é um escritor, o autor Marcos Tadeu Car. do livro A LINGUAGEM CORPORAL NOS RELACIONAMENTOS E PAQUERAS, muito bom o seu livro.. rsrrss