A BRIGA PELA TRANSMISSÃO DO BRASILEIRÃO



Essa semana uma verdadeira bagunça está acontecendo no mundo do futebol. Times revoltados estão deixando a associação (Clube dos 13) que é responsável, entre outras coisas, pela negociação dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro.
Uma briga que envolve muito dinheiro, poder, visibilidade e que certamente não tem mocinhos e sim um bando de vilões. Uma história que já é antiga, mas que ganhou força pela decisão do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) que acabou com a festa dos contratos de exclusividade para a transmissão do Brasileirão. O problema real era a falta de oportunidade legal para uma concorrência nos direitos de transmissão, já que uma cláusula dizia que a Globo, sempre ela, tinha a preferência na assinatura. Isso acabou e gerou uma guerra.
A Record, do bispo que a globo ajudou a criar e agora se arrepende. como é de conhecimento geral, é a maior interessada nessa decisão e ofereceu rios de dinheiro para levar o campeonato para sua grade. A RedeTV! também se mostrou interessada, assim como o SBT (que diz não ter mais interesse, e está meio capenga de din,din mas ainda deve aprontar alguma). As emissoras vão enviar para o Clube dos 13 suas propostas e na teoria, quem fizer a melhor proposta financeira ganha a disputa.
Comenta-se que a Record estaria oferecendo algo em torno de 600 milhões de reais, SBT e RedeTV! não falaram em valores e a Globo disse que não vai fazer loucuras financeiras para continuar com os direitos, dizem que não passarão dos 500 milhões.
Saindo da guerra das emissoras, uma outra guerra aconteceu. Alguns times não querem perder o valor agregado de aparecer na Globo. Como sabemos, se o campeonato for para a tela de outra emissora, principalmente para a Record, será quase que totalmente ignorado pela emissora carioca. Isso interfere diretamente nos patrocinadores dos times, que pretendem ver suas marcas na emissora de maior audiência do país.
O medo desse times é que os valores de patrocínio caiam consideravelmente e mesmo recebendo um valor maior por ceder os direitos de transmissão, tenham suas contas enfraquecidas.
Corinthians e os grandes times cariocas inclusive o meu Mengão já pularam fora da associação. Outros estão indo também e alegam que vão negociar diretamente com a emissora que desejarem (entenda-se a Globo) os direitos pelas transmissões das partidas. Trocando em miúdos ficaria o samba do crioulo doido.
A Record deve vencer a disputa pelo Brasileirão, mas o campeonato não contará com praticamente todos os grandes clubes brasileiros, que vão sair e criar um novo campeonato (que também comenta-se que o nome será Liga Brasil) e que será transmitido pela emissora carioca.
Vai haver um grande racha de verdade e teremos mudanças drásticas no principal campeonato de futebol do país ou então tudo vai ficar como está e não vai ter passado de um grande teatro para inflacionar mais uma vez os valores astronômicos pagos pelos direitos de televisão. Não é a primeira vez que isso acontece... e o torcedor? Ah quem liga pra eles... A CBF e o Clube dos 13 deveriam usar o bom censo e distribuir a fatia das transmissões entre as emissoras, isto acabaria com a monopolização absurda da poderosa Globo e resolvia a questão. O danado é que interesses milionários estão acima deste bom censo, não excluo o meu time de coração que é o que leva a maior parte dos telespectadores a assistir os jogos, e o que briga por mais dinheiro, a verdade dói mais tem que ser dita.

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente matéria!