A INFÂNCIA DE ONTEM E DE HOJE: AJUDE SEU FILHO A NÃO PERDER A PARTE MAIS PRAZEROSA DA VIDA



Antigamente as crianças não tinham tantos brinquedos como as de hoje e, por isso, tinham que usar mais a criatividade para criá-los.
Hoje em dia é normal ver uma criança que, ao mesmo tempo, navega na internet, folhea uma revista, fala no telefone, e ainda assiste televisão. Já antigamente as crianças disponiblizavam um tempo de seu dia para assistir televisão, brincar com carrinhos ou bonecas e empinar pipa. Duas realidades que estão tornando estas distancias cada vez maiores. Quer um exemplo disto, aqui em Pedreiras, olhe para o céu no mês de maio, você irá observar que esta modalidade de brincadeira esta sumindo pois quase não vemos pipas ou papagaios.


Hoje em dia as brincadeiras infantis mudaram muito em relação ao passado. As crianças de hoje se divertem com computadores e vídeo games, fazendo com que as brincadeiras de antigamente não chamem mais a atenção. A informação hoje em dia é em tempo real, o aprendizado das crianças é mais rápido, não existem barreiras de tempo ou de distância para que qualquer um saiba o que está acontecendo.
As brincadeiras de crianças que envolvem jogos e atividades exigindo a imaginação e criatividade dos pequeninos são ideia para trabalhar o desenvolvimento mental, intelectual e social na infância. Os jogos de tabuleiros como dama ou xadrez são atividades desenvolvidas até mesmo por algumas escolas por estimular o aprendizado diário das crianças.



As brincadeiras que forçam as atividades físicas são excelentes para o desenvolvimento motor,equilíbrio,destreza e a agilidade na infância.
Como vimos, existem varias opções para a diversão das crianças, mas as brincadeiras infantis que trazem maior satisfação e entusiasmo para a criançada são as brincadeiras que são feitas em competição. Competir significa buscar um objetivo e exige concentração, raciocínio lógico, esforço físico além de estimular a imaginação e a criatividade das crianças e é uma brincadeira saudável e prazerosa mesmo sem recompensa estabelecida nos resultados das competições.
As brincadeiras de crianças podem ser feitas de varias maneiras, mas é importante observar como e onde as crianças estão brincando. Brincar ao ar livre, por exemplo, deixa a brincadeira mais saudável.
Criar oportunidades para que as brincadeiras entre pais e filhos aconteçam também é uma ótima oportunidade para o crescimento e de ambos.
Com os avanços da modernidade, a tecnologia trouxe brinquedos que não exigem a criatividade das crianças, pois elas já encontram tudo pronto.Com a Tecnologia hoje em dia as brincadeiras são mais dentro de casa em vídeo games, computadores e muitas se divertem assistindo DVD de desenho o dia todo e aquela infância gostosa de correria e alegria quase não se vê mais.
Os pais devem estar mais atentos e dosar o uso do computador, local, distância do aparelho, postura inadequada da criança,atividade física e estabelecer regras e horários de uso fará com que a criança tenha um equilíbrio entre essas e outras atividades.

Um comentário:

RAYMUNDO JOSÉ disse...

Olá Elcinho,
parabéns pelo seu trabalho
Por isso, estou te propondo uma parceria: uma troca de links de nossos blogs.
Meu Blog:
Raymundo José - Sinal Verde pra você
http://www.raymundjose.blogspot.com

meu e-mail:
silvar7770@globo.com
MSN: raymundojose10@hotmail.com

Veja lá que já sou seu seguidor, agora conto com a sua participação e efetivação nesta parceria.

abraço

Raymundo José