Agora é lei: Doadores de sangue terão atendimento preferencial em filas.


Já está em vigor uma lei apresentada pelo vereador Elcinho Gírio aprovada pela Câmara Municipal de Pedreiras e também sancionada pelo executivo, que garante atendimento prioritário aos doadores de sangue em filas de: Agências bancárias,Loterias,Repartições públicas,Supermercados,Shows,Festas dançantes e Eventos Culturais dentro do município de Pedreiras. De acordo com a lei, todos os doadores de sangue da cidade terão o atendimento preferencial, desde que comprovem ao menos 02 doações por ano constadas na carteirinha de doador que será expedida pelo hemomar, contendo as informações do portador. Se faz necessária a apresentação da carteirinha juntamente com o registro de identificação (RG) ou documento equivalente nos locais acima mencionados, onde todos serão devidamente  informados e oficiados para o fiel cumprimento da lei. 

A coordenação do Hemomar de Pedreiras através da Diretora Lucianna Amorim, acredita que a lei deve conscientizar e incentivar as pessoas a doarem sangue e salvar vidas.

"Eu vejo como uma forma de agradecimento aos doadores que sempre nos ajudam sem nada em troca. A lei é de fundamental importância pois vai aumentar o número de doadores na cidade", diz.
Para conseguir o benefício, o doador precisa estar em dia com a doação de sangue comprovada pelo documento expedido pelo banco de sangue da instituição.
 Doador de sangue há 08  anos, o Sr Antônio da Silva  diz que a lei é um incentivo a quem se doa para salvar vidas."Não é que nós, doadores de sangue, cobremos nada de ninguém. Mas, é um grande incentivo para que continuemos salvando vidas. A gente não quer muito, apenas um incentivo", destaca.

A coordenadora do Hemomar, Lucianna Amorim, diz ainda que o ano está sendo de conscientização com palestras e campanhas informativas e que está muito feliz com o novo incentivo."Alguns mitos, como de dizer que doar sangue engorda, afina o sangue vicia dentre outros, vão progressivamente caindo por terra e muita gente está começando a doar sangue", finaliza.

Nenhum comentário: