As mudanças na geometria de trânsito da
Forquilha, em São Luís, através da troca da rotatória pelo cruzamento
que liga as Avenidas Guajajaras, Jerônimo de Albuquerque, MA-201
(Estrada de Ribamar), MA-202 (Estrada da Maioba) e Planalto Anil
melhoraram substancialmente o trânsito da região. Nas próximas semanas, o
agora cruzamento será liberado com o uso dos semáforos e a construção
do último retorno na Av. Guajajaras, que será finalizado para a entrega
da obra do Governo do Maranhão executada por meio da Secretaria de
Estado da Infraestrutura (Sinfra).
“Essa é uma das obras mais aguardadas dos últimos anos. Com a
retirada da rotatória nós deixamos as passagens livres tanto à direita
quanto ao centro com o funcionamento de semáforos. Então nós temos menos
engarrafamento. Nós já temos hoje um fluxo de trânsito funcionando bem
melhor e na medida em que forem concluídos, nos próximos 30 dias, a
população de toda a região metropolitana vai perceber mais claramente
que esse é um investimento de custo-benefício muito positivo”, disse o
secretário de estado da Infraestrutura Clayton Noleto, destacando a obra
realizada em parceria com a prefeitura de São Luís.
As alterações modificaram o trânsito da região num entorno de 15 mil metros quadrados. Foto: Jorge Ribeiro |
Por dia, a Forquilha recebe um tráfego
de 12 mil veículos por hora. Com as intervenções realizadas, esse fluxo
funcionará de forma mais rápida, recebendo 17 mil veículos/h. Para
concretizar as mudanças, o sistema de sinalização semafórica, que antes
funcionava em quatro tempos, agora com o cruzamento em duplo sentido
passa a ter apenas dois tempos, significando maior agilidade no
trânsito.
Com o objetivo de evitar o engarrafamento provocado de quem vinha das
estradas da Maioba e de São José de Ribamar foram retirados os
semáforos e adotado o sistema binário já em funcionamento. Com o novo
sistema o trecho da Forquilha sentido São José de Ribamar ficou mão
única até Forquilhinha. Da MA-202 (Estrada da Maioba), a partir da
Forquilhinha até a Forquilha, também passa a ter mão única.
Para atender os clientes, o marceneiro Carlos Henrique precisa se
deslocar para muitos lugares de moto e já consegue perceber as melhorias
nas vias auxiliares no entorno da Forquilha e compartilha como as
intervenções que estão ajudando na mobilidade urbana. “Pra mim, que rodo
por aí, nos interbairros, que preciso ir aos bairros como Cidade
Operária, Parque Vitória, João de Deus, Anil, Forquilha, fui hoje cedo
ao Centro… resolveu muito meu problema, a melhoria das vias. Estou
satisfeito. A comunidade em geral ganha, o trânsito está fluindo
melhor,” enfatiza, Carlos Henrique.
Modificações
As alterações modificaram o trânsito da região num entorno de 15 mil
metros quadrados. O investimento de R$ 8,5 milhões na Forquilha
possibilitou a execução de uma obra completa, com 5 km de drenagem
profunda nas rodovias MA-201 e 202, Rua Bom Jesus, Avenida 4, Avenida
8, Rua 41, Rua Projetada 1, 2 e 3, pondo fim aos alagamentos durante o
período chuvoso. Os 7 km de pavimentação asfáltica tornam o percurso
acessível e de fácil mobilidade. Além do cruzamento urbanizado, os
trechos contemplam a construção de calçadas, meio fio, sarjetas e
divisão do fluxo de veículos com novos retornos.
O secretário Clayton, explica que o investimento na Forquilha foi
utilizado com planejamento e estratégia. “Se falava na necessidade de
construção de elevados, de viadutos, com altíssimos custos de
indenização de desapropriações que poderiam ultrapassar o valor de R$
100 milhões de reais. Em uma crise econômica aguda como essa é
necessário ter criatividade, planejamento e capacidade de encontrar
soluções alternativas como essas que foram implementadas e já estão
ajudando a melhorar toda a mobilidade urbana na Região Metropolitana”,
detalha Noleto.
Quem mora na Forquilha como seu Celso, convivendo há 22 anos com os
problemas, aprova as obras e destaca as melhorias que já consegue ver no
bairro. “Sem sombra de dúvidas melhorou. 100%. O trânsito flui melhor, a
segurança melhorou. Os alagamentos não existem mais. Antes da drenagem,
até aqui em cima alagava, agora está tudo melhor. A obra está
aprovada”, conta Celso Onofre.
Na Cohab, foi realizado o alargamento da Avenida Jerônimo de
Albuquerque e um novo retorno, que funciona nas proximidades do Terminal
de Integração do bairro. Os veículos que vêm da Guajajaras, Estrada de
Ribamar, Maioba ou mesmo da Cohab e que precisarem voltar em direção à
Guajajaras ou seguirem para o Anil também poderão voltar a partir da
nova configuração do retorno da Cohab.
Além da finalização do retorno da Av. Guajajaras, os serviços estão
concentrados na construção de um novo acesso ao bairro Cohatrac na
Avenida 10 localizada ao lado do terminal que será ampliada para conter 5
pistas de acesso, onde poderão seguir 3 vias sentido Jerônimo de
Albuquerque e duas sentido bairro.
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